...

domingo, 9 de março de 2014

Ó Trindade que eu adoro!



O Grande mistério da Trindade é um convite ao louvor e à acção de graças, mais que à compreensão dessa imensa realidade maior que toda a nossa compreensão junta. Ó Trindade que eu adoro! É uma sentida exclamação da B. Isabel da Trindade que nos introduz na vivência mais íntima deste mistério. Saboreemos alguns textos sobre a Santíssima Trindade:
Ó meu Deus, Trindade que eu adoro!
Ó meu Deus, Trindade que eu adoro,
ajudai-me a esquecer-me inteiramente,
para me fixar em Vós, imóvel e pacífica
como se a minha alma estivesse já na eternidade.
Que nada possa perturbar a minha paz,
nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável,
mas que cada minuto me faça penetrar mais
na profundidade do vosso Mistério.
Pacificai a minha alma, fazei nela o vosso céu,
a vossa morada querida e o lugar do vosso repouso.
Elevação à Santíssima Trindade
da B. Isabel da Trindade 1880 – 1906
 
 
Exclamação
Ó alma minha!
Considera o grande deleite e grande amor
que tem o Pai em conhecer a Seu Filho
e o Filho em conhecer a Seu Pai,
e o ardor com que o Espírito Santo
se junta com Eles,
e como nenhuma das Três Pessoas
se pode apartar deste amor e conhecimento,
porque são uma mesma coisa.
 
Estas soberanas Pessoas se conhecem,
estas se amam,
e umas com outras se deleitam.
Pois que necessidade há de meu amor?
para que o quereis, Deus meu,
ou que ganhais?
 
Oh! Bendito sejais Vós!
Oh! Bendito sejais Vós, Deus meu, para sempre!
Louvem-Vos todas as coisas, Senhor, sem fim,
pois não o pode haver em Vós.
 
Alegra-te, alma minha,
que há quem ame a Deus como Ele merece.
Sétima Exclamação
de S. Teresa de Jesus 1515-1582
 
Salmo de contemplação
A que posso comparar-me, Senhor?
Com os passarinhos do ninho,
que se o pai ou a mãe
não lhes dão alimento, morrem de fome.
Assim a minha alma, Senhor:
em Vós, não tenho apoio, não posso viver.
 
A que posso comparar-me, Senhor?
Com um pequeno grão de trigo,
sepultado na terra.
Se o orvalho não o desperta
e o sol o não aquece, logo definha e morre.
Mas se Vós o regais com a doçura
do vosso orvalho e o calor do vosso sol,
da pequena semente plena de vida
e de vigor logo brotarão raízes
e germinará um caule forte e rico de frutos.
 
A quem me compararei, Senhor?
A uma rosa cortada
que na mão que a cortou, logo murcha
e perde o seu belo perfume.
mas se unida ao seu caule
permanece fresca, brilhante
e intacta no seu perfume.
Guardai-me em Vós, Senhor,
e comunicai-me a vossa vida.
 
A quem me compararei, Senhor?
Com a pomba que dá de comer
aos seus filhos,
com a ternura duma mãe
que alimenta o seu filhinho
Salmo composto por Mariam Baouardy,
a B. Maria de Jesus Crucificado 1846 – 1878
 
Ó meu Deus!
Ó meu Deus,
Trindade de Amor no meio do mundo,
Que a partir d´hoje possamos
(já que Tu és nosso Pai e Amigo)
perseverar a carminhar alegremente para Ti!
Consagra o mais profundo centro
da nossa alma,
refugia-Te em nós,
encontra-Te connosco,
para que permaneçamos em Ti,
nos carminhos da Humanidade.
Amen.
Oração à Trindade
de Verónica Parente, jovem leiga Carmelita
[Chama do Carmo - 07 de Junho de 2009]

Sem comentários: